Sociedade Musical Recreativa Obidense

A Sociedade Musical e Recreativa Obidense (SMRO) adotou várias designações ao longo de mais de dois séculos de existência desconhecendo-se com rigor a data da sua Fundação.

Entre 1885 e 1897 participou juntamente com a Banda Filarmónica de Lisboa em diversos eventos com o patrocínio do Município daquela cidade, tendo obtido grande sucesso.

Sabe-se que em 1926 a Filarmónica Obidense fez um Concerto Musical em Sintra tendo recebido os melhores elogios da época.
A Banda da Sociedade Musical e Recreativa Obidense atravessa um período de grande atividade participando regularmente nos eventos culturais do concelho e da região.

Destes eventos destacamos Encontros de Bandas, Festival Internacional de Bandas de Aveiras de Cima onde recebeu os maiores elogios da Direção da Federação Regional das Coletividades de Cultura e Recreio, Festival Internacional em Oliva de La Fronteira, em Espanha e na Cidade de Staffolo, em Itália as quais construíram um marco muito importante para a coletividade, uma vez que saiu do espaço físico nacional prestigiando o concelho de Óbidos e o País.

Foi tal o sucesso nesta digressão a Itália que a Banda e a Orquestra da Sociedade Musical e Recreativa Obidense passaram a ser convidadas frequentemente para participar nos festivais de Música seguintes, na cidade de Staffolo.

Atualmente a Banda da Sociedade Musical e recreativa Obidense é constituída por 50 elementos, a Orquestra Ligeira por 24 elementos e a Orquestra Juvenil por 30 elementos.

A Escola de Música da Sociedade Musical e Recreativa Obidense é frequentada por 40 alunos que de forma gratuita iniciam a sua Formação Musical até estarem aptos a fazer parte como músicos da Banda Filarmónica.

Tem sido frequente a participação de jovens músicos da banda da S.M.R.O. em Cursos promovidos pela Fundação INATEL os quais têm representado uma mais-valia para quem os frequenta, contribuindo bastante para a evolução qualitativa da Banda.

Atualmente a banda da Sociedade Musical e Recreativa Obidense é dirigida pelo maestro João Raquel.

Morada:
CP: