Nasceu no Rio de Janeiro, Brasil. Inicia os seus estudos musicais em Nespereira – Cinfães, aos 13 anos de idade, e, em 1988, ingressa no Exército, na Banda da Região Militar Norte, como executante de flauta transversal.
Após a conclusão do 18.º Curso de Formação de Sargentos (CFS), esteve colocado nas Bandas do Governo Militar de Lisboa (1991), do Exército (1994) e da Região Militar Norte (1997), quando é promovido a sargento-ajudante.
No ano lectivo de 1996/97 leccionou a disciplina de flauta transversal na Banda do Exército, sendo o responsável por uma acção de formação no ano de 2003 para todos executantes de flauta transversal do Exército.
Em 2006 concluiu o curso técnico de direcção musical na Escola Superior Politécnica do Exército, sendo promovido ao posto de Alferes e nomeado chefe da Banda de Música da Zona Militar dos Açores. Actualmente, desempenha a função de Chefe da Banda Militar do Porto com o posto de Tenente Chefe de Banda de Música.
Paralelamente à carreira militar, frequentou a Escola de Música do Conservatório Nacional em Lisboa (curso de flauta transversal), obtendo 20 valores no exame do 5.º grau, concluindo o curso no Conservatório de Música do Porto. Possui o grau de bacharel em composição pela Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo no Porto.
Teve como docentes diversas personalidades do meio musical, destacando-se: Carlos Franco, Iwona Saiote e Olavo Barros (flauta transversal); Cândido Lima, Luís Filipe Pires, Virgílio Melo, Fernando Lapa, Carlos Guedes e João Madureira (composição).
Participou em diversos seminários e Master Class ministrados por Patrick Galois, Zoltan Giongiossy, Trevor Wie (flauta transversal), e António Sousa Dias, Jean Jaques Risset, Paul Berg, Nuno Côrte Real (composição).
Estudou direcção de Banda com Alberto Roque e José Brito, e direcção Coral e de Orquestra com Bárbara Frankie.
Foi docente na escola de música da Banda Musical Bombeiros Voluntários de Esposende, e Director pedagógico da Escola de Música da Banda Marcial de Nespereira (Cinfães do Douro) de que é maestro-titular.
Muitas das suas composições musicais estão editadas em partituras e CD, algumas das quais foram apresentadas em diversos concertos em Portugal, como, por exemplo, no Teatro Helena Sá e Costa, Auditório do Europarque (Sta. Maria da Feira), e em Espanha.
É membro da International Military Music Society.

Maestro na Banda: