O maestro Aníbal Gonçalves nasceu na freguesia de São do Concelho das Lajes do Pico, em 1961. Desde muito novo dedicou-se á música, pois com apenas 11 anos já fazia parte da Filarmónica Recreio dos Pastores a tocar requinta. Aos 19 anos de idade emigrou para o Canada onde ingressou na Banda Lira do Espírito Santo de Cambridge. Em 1985 ingressou também na Banda Lira Bom Jesus de Oakville, Ontário, como 1º clarinetista, sob a regência do maestro, 1º sargento, João Soares. Em 1993 regressou aos Açores, sendo colocado novamente na Banda Recreio dos Pastores como 1º clarinete principal. Nesse mesmo ano deu início à escola de música desta instituição, onde exerceu o cargo de professor de música, até à presente data. Em Novembro de 1999 foi convidado para maestro da banda. A partir dessa data levou a filarmónica mais longe. Para além de percorrer 8, das 9 ilhas dos Açores, foi ao continente português repetidas vezes, e ao Canada. Actualmente, continua a reger a Banda Filarmónica Recreio dos Pastores, e a leccionar formação musical e instrumento. Em Julho deste presente ano, foi com a sua filarmónica mais uma vez ao continente português, mais especificamente a Vilarinho do Bairro, Concelho de Anadia. Fazendo um total de 39 anos ao lado da música, o maestro Aníbal continua com a mesma convicção e amor pela música, querendo levar cada vez mais longe a sua amiga Filarmónica Recreio dos Pastores de São João.