Vítor Manuel Mesquita dos Santos Ferreira nasce na Figueira da Foz a 3 de Dezembro de 1970. Inicia os estudos musicais aos 7 anos, com o professor/mestre Sílvio Carvalheiro, ingressando depois na Escola de Música da SAMC e na condição de sócio-executante-clarinetista em 1 de Janeiro de 1982. Em 1985, ingressa no Curso de Clarinete do Conservatório David de Sousa, o qual veio a concluir oito anos mais tarde, em Coimbra, enquanto bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Naquele mesmo ano integrou a Banda do Exército, sedeada em Queluz. Ingressa, então, no Curso de Licenciatura em Ensino de Música da Universidade de Aveiro, na Área Específica de Clarinete, grau académico que detém desde 1999. Enquanto professor, entre 1991 e 1995 ministrou a disciplina de Educação Musical nas escolas de Guia, Vieira de Leiria e Figueira da Foz. Entre 1993 e 2001 foi convidado a leccionar as disciplinas de Clarinete, Formação Musical e Classes de Conjunto nos quadros de docentes do Inatel, dos Conservatórios de Música da Figueira da Foz, de Coimbra e de Aveiro. Desempenhou funções na chefia de bandas de música civis e coordenação das respectivas escolas de música: S. F. Figueirense – 1995/96 –, S.I.R. de Lares – 1996-2001. É, desde Outubro de 2000 o regente da filarmónica da sua terra, Carvalhais de Lavos. Em 2001, é convidado para o cargo de Director Pedagógico no Conservatório de Música do Choral Phydellius, de Torres Novas, função que desempenha. Efectuou Pós-graduação em Psicologia da Música, na Universidade do Porto (2003). Tem a seu cargo, desde2006, acoordenação do ensino da música no 1.º ciclo do ensino básico e do ensino pré-ecolar do concelho de Torres Novas. Em 2008 conclui o seu segundo título de licenciatura, desta vez na especialidade de Formação Musical, na Escola Superior de Artes do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Foi mentor e co-fundador dos grupos juvenis «Banda Juvenil da SAMC», em Outubro de 2004, e «A Bandinha da SAMC», em Novembro de 2008. Foi co-fundador do Quarteto de Clarinetes da Figueira da Foz, da Orquestra de Clarinetes “Invicta” (Porto), e do «Trio e.terno», trio de flauta, clarinete e violoncelo. Participou, enquanto clarinetista, em digressões artísticas em Espanha, Alemanha, Itália, Hungria, Bélgica e Holanda. Apresenta regularmente trabalhos de composição e de arranjos instrumentais. Sob convite do executivo da Junta de Freguesia de Lavos, criou (2009 – autor de texto e música) o Hino Oficial da Freguesia de Lavos.