José Manuel Barbosa Maciel nasceu em Barroselas – Viana do Castelo – em 05 de Outubro de 1966.

Aos 10 anos de idade inicia os estudos musicais, com o seu avô materno, Armindo dos Santos Barbosa, na Escola de Música da Banda dos Escuteiros de Barroselas.

Em Janeiro de 1985 alista-se, como voluntário, na Banda Militar da Região Militar do Norte, onde, em 1986, se candidata à frequência do Curso de Formação de Sargentos – ramo músicos – o qual conclui em 1988, indo prestar serviço na Banda Militar da Região Militar do Centro, em Coimbra. Para além destas bandas militares, prestou ainda serviço na Banda Militar do Governo Militar de Lisboa e Banda do Exército.

Concluiu todos os cursos inerentes à sua categoria militar: Curso de Formação de Sargentos, Estágio de Promoção a Sargento Ajudante e Curso Promoção a Sargento Chefe. Actualmente possui a categoria de Sargento Ajudante e presta serviço na Banda Militar do Porto.

Possui o Curso Complementar de Trombone, do Conservatório de Música do Porto, concluído em Julho de 2005 e uma Licenciatura em Engenharia Electrotécnica – Sistemas Eléctricos de Energia, concluída em Julho de 2003 no Instituto Superior deEngenharia do Porto.

Frequentou estágio com o trombonista Severo Martinez e o curso de direcção como Maestro Marcel van Bree (Maestro Titular da Banda Municipal da Corunha – Espanha).

Colaborou com diversas bandas civis e orquestras, nomeadamente: Orquestra do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, Orquestra do Norte e Orquestra Sinfónica dos Jovens Músicos de Bremen (Alemanha).

Foi docente na escola de música da Banda Musical Bombeiros Voluntários deEsposende.

Na área da composição realizou diversos trabalhos originais, transcrições e arranjos, para banda de música e agrupamentos de música de câmara, alguns do quais com registo áudio e apresentados em diversos concertos, nomeadamente na Casa daMúsica (Porto), Palácio Nacional de Queluz e em França.

Trabalhos publicados neste site: Síntese Histórica das Bandas Militares