Agenda :

De momento não existem eventos registados

29 de Outubro, 2025

15 Anos de Ad Libitum

Clique na imagem para ver o tamanho original

No passado dia 3 de Novembro, na Casa da Música, sala 2, repleta de musicos, os Ad Libitum apresentaram-se em concerto celebrando os 15 anos ininterruptos de musica em grupo Ad Libitum.

Como sempre, e já os ouvi uma dúzia de vezes, foram brilhantes. Se há quinze anos atrás os “putos” saltavam e faziam trinta por uma linha, parece que os 15 anos mais não pesam na robustez dos maduros clarinetistas: Continuam a saltar, a cantar, a bailar e a tocar como se os não tivessem. Mas tem-nos!

O que tem também é uma grande dose de entusiasmo, de garra, de arte e de autoconfiança para, contra muitas convenções, se apresentarem com um estilo próprio a fazer o que gostam e a proporcionar maravilhosos momentos de arte e encanto (e boa disposição!) ao público que os aprecia e acarinha quanto baste.

É notório nos seus concertos a envolvência do auditório com os artistas. Como podem surpreender a todo o momento o público mantém-se sempre super atento.

Encontraram os Ad Libitum uma formula, no meu entendimento, extraordinária para desenvolver um público fiel e motivado para assistir aos seus concertos. Do primeiro ao último momento sempre pode acontecer algo diferente. O que será a seguir?.. Não há momentos monótonos. A dinâmica é permanente. Para além de grandes artistas, despidos de vaidades e de pedestrais, os Ad Libitum são jovens que aproveitam os momentos para produzir música ao mais alto nível, usufruem a vida com encanto e fazem com que quem assiste aos seus concertos usufrua da mesma forma. É isso que se pretende. É esse o objetivo da arte. Muitos Parabéns! Por favor continuem!

AD LIBITUM,
são efetivamente uma historia de sucesso

Mário Cardoso