Agenda :

De momento não existem eventos registados

12 de Junho, 2021

Banda da Covilhã assinala 150 anos da sua História no dia 1 Dezembro

A Banda da Covilhã, instituição de Utilidade Pública assinala de forma simbólica e dentro dos planos de segurança e medidas impostas pela DGS, 150 anos da sua história na próxima terça-feira dia 1 de Dezembro. Uma data memorável que simboliza e representa um percurso rico no mundo associativo, musical e cultural.

Os grandes eventos foram reagendados para a primavera-verão de 2021, sendo que no próximo dia 1 de Dezembro as comemorações serão as possíveis: 10:00 Cemitério Municipal da Covilhã – Deposição de coroa de flores junto a mural da Banda da Covilhã – Homenagem – Toque de Silêncio – apenas 1 músico estará presente mas que representa todos os outros. 11:00 – Av. Frei Heitor Pinto – frente à sede da Banda da Covilhã – Atuação da Banda da Covilhã com Hastear da bandeira, estreias do novo Hino da Banda e da Marcha dos 150 anos, ambos da autoria do maestro Carlos Almeida. 11:20 – Descerramento de Placa Comemorativa. 11:25 – Pequenos discursos e lançamento de produtos comemorativos que irá decorrer no Auditório Júlio Cardona.

Fundada em 1870, reativada a 1 de Dezembro de 1944, a Banda da Covilhã é hoje uma associação que se pauta pela sua afirmação no contexto musical regional e nacional com o lançamento de vários projetos criativos, inovadores e sempre visando a música de sopros e percussão. Passados estes 150 anos, a Banda é hoje uma escola viva de novos músicos (80 alunos na Academia de Música da Banda da Covilhã no presente ano) e um alfobre de descobertas de talentos nesta área, que nos últimos anos dezenas de músicos tem formado, alguns já profissionais e dos quais muito se orgulha.

Não escondemos um pouco a nossa tristeza de não celebrar esta data como tínhamos planeado, mas nunca baixamos os braços, e acreditamos que brevemente voltaremos aos palcos. A entrada de 15 novos músicos, uma das missões para a qual existimos far-se-á também na primavera de 2021.

Banda da Covilhã, um projeto Musical, Social, Pedagógico, Artístico e Cultural. Aqui somos felizes fazendo o que mais gostamos: MÚSICA!