Agenda :

De momento não existem eventos registados

23 de Julho, 2026

Festa do Peixe volta a animar margem da Pateira de Fermentelos

Clique na imagem para ver o tamanho original

A Festa do Peixe da Pateira volta este ano a realizar-se junto à renovada Praça do Emigrante, em Fermentelos, proporcionando aos visitantes a vista da beleza natural da maior lagoa da península ibérica e as especialidades gastronómica que lhe estão ligadas, e a garantia de uma animação musical de qualidade.

Trata-se de um evento organizado pela Banda Marcial de Fermentelos, em parceria com Câmara Municipal de Águeda e com o apoio da Junta de Freguesia local, que é encarado como uma tradição e que é ansiosamente aguardado pelas gentes de Fermentelos e das freguesias vizinhas, tendo a sua abertura prevista para as 19h00 da sexta-feira dia 14 de Julho, estando a animação musical dessa noite, a cargo do “Quarteto de Saxofones da Banda Marcial de Fermentelos” que actuará ás 20h00 e do grupo “Los Sameros”, que com total disponibilidade, tem colaborado com a organização nos últimos anos, e actuará às 21h30.

No dia seguinte, sábado, dia 15 de Julho, as actividades iniciam-se logo cedo às 9h33 com um Passeio de Jangadas, numa iniciativa a efectuar com a colaboração do Projecto Jovem de Fermentelos.

Da parte da tarde, a partir das 18h00, teremos o já habitual concerto da Banda juvenil da Banda Marcial de Fermentelos que proporcionará um óptimo fim de tarde.

A partir das 21h00 actuará o grupo “Fantastic Five” e às 22h30 o grupo “Cheers, Aquela Banda” para a mais longa noite de música na margem da Pateira.

O encerramento no evento este ano está marcado para domingo dia 16, com uma actividade desportiva nas margens na Pateira, às 10h00, a cargo de “Mexe, mexe… Em excelente companhia”, terminando com o almoço dominical.

À semelhança dos anos anteriores, a Festa do Peixe da Pateira 2017 assegura as já habituais especialidades gastronómicas, com particular destaque para os fritos de várias espécies piscícolas locais como as carpas, lúcios, achegãs, pimpões e enguias da Pateira de Fermentelos, servidos aos jantares de sexta-feira e sábado a partir das 19h00 e aos almoços de sábado e domingo a partir das 12h00.

Jorge Mendonça