De momento não existem eventos registados
Marcial de Fermentelos na Romaria de Valinhas, em Monte Córdova (Santo Tirso)
Clique na imagem para ver o tamanho original
A última grande romaria do ano decorrerá no próximo domingo, dia 13 de Setembro, em Valinhas, no concelho de Santo Tirso.
A romaria à Senhora de Valinhas tem raízes muito profundas num passado de séculos, confirmadas nas Inquirições Gerais de 1758.
A modesta capelinha é emoldurada por um magestoso e também secular carvalhal a cujos troncos já não se amarram as guitas dos burros mas que fazem sombra e proporcionam descanso a tanta gente que lá se desloca e em cujo chão ainda são estendidas inúmeras toalhas, das mais diversas cores, com apetecíveis farnéis e, pese embora a abundância das bebidas modernas, ainda está bem presente o bem português garrafão de tinto ou branco, agora mascarado de plástico no seu aspecto.
Seria injusto falar de uma romaria de séculos omitindo toda a força de um povo, incansável no trabalho, gente em luta constante com a aspereza de um planalto que se situa acima dos 400 metros, da severidade dos invernos, dos caminhos ingremes, de carreiros e atalhos, mas que mesmo assim sempre soube organizar-se.
A prova disso é-nos dada – mais uma vez – através das Inquirições Gerais de 1758, confirmando a existência de uma feira anual de quatro dias no arraial de Valinhas, e cuja festa à Senhora do mesmo nome se realizava sempre no dia 8, aí se juntando comerciantes que levavam os melhores frutos produzidos em Monte Córdova e também eram levadas sementes de centeio, milhão e milho miúdo, vinho verde, animais de criação, ferramentas e instrumentos agrícolas.
Séculos antes da era cristã já por aqui se fazia sentir a romanização de que é testemunho o castro luso-romano existente no Monte Padrão e os apontamentos da via romana junto à capela de Valinhas; o Mosteiro de S. Salvador de cuja existência nos conduz às preces e orações da mãe de S. Rosendo e ao seu nascimento e baptismo no princípio do século X; a existência da Casa da Justiça em Redurado; da sua indesmentível fé na igreja de Cristo, albergando 7 capelas, uma igreja paroquial e uma basílica, concorrendo para que se realizasse em média uma festa por mês.
Da ruralidade de tempos idos, as gentes de Monte Córdova caminharam e caminham de forma segura na modernidade, de forma escancarada, ao mundo envolvente actual.
No próximo domingo, dia 13 de Setembro, serão milhares as pessoas que se juntarão, em Monte Córdova, para celebrar a festa em honra de Nossa Senhora da Misericórdia, ou de Valinhas como é conhecida pelo povo local. Esta festa decorre num espaço arborizado (com belos carvalhos) e regatos, junto à capela de Valinhas, na referida freguesia tirsense.
Esta romaria ocorre sempre no dia 8 de Setembro, se for domingo, ou no domingo seguinte, e é invariavelmente preparada com a realização de uma novena em honra de Nossa Senhora; este ano a festa contará com a participação da Banda Marcial de Fermentelos e da sua congénere Orquestra Filarmónica 12 de Abril, que actuarão entre as 14.00 horas e as 20.30 horas.
Os interessados em acompanhar a Monte Córdova podem reservar o respectivo lugar no autocarro através dos telefones 234191590 (Ester Pepino) e 234721004 (Barbearia Costa).
Jorge Mendonça