De momento não existem eventos registados
O Feminino de Maestro
Clique na imagem para ver o tamanho original
Amiúde tem surgido, um pouco por todo o universo filarmónico, a discussão quanto ao termo correcto para designar um “maestro” do sexo feminino. Talvez tal discussão resulte da escassez de maestrinas e talvez, ainda, as poucas existentes contribuam para tal. Decidimos, assim, recorrer a algumas fontes de informação que nos pudessem esclarecer esta dúvida. Assim, e muito embora o termo maestro possa ser utilizado para designar mulheres que dirigem grupos musicais, parece-nos que o termo maestrina poderia ser utilizado com maior propriedade. Vejamos: O termo maestro consiste num italianismo que, em tradução literal, significa mestre. Tal termo designa “aquele que dirige ou rege - daí aceitar-se também regente - uma orquestra, banda ou coro”. Sucede que, no italiano, o feminino de maestro é precisamente maestrina, logo, a importação de tal termo poderá fazer-se com idêntica propriedade. Talvez o aumento do número de mulheres com funções de direcção de bandas venha a permitir a generalização do termo maestrina. Numa altura em que o bandasfilarmonicas.com se prepara para levar a efeito uma iniciativa inédita, promovendo entrevistas exclusivas com maestrinas, pareceu-nos útil fazer aqui este esclarecimento. Fiquem portanto atentos, pois nos próximos dias iremos proporcionar a todos os visitantes, a possibilidade de colocarem as mais diversas questões a maestrinas da nossa praça.