De momento não existem eventos registados
Pedro Costa é o novo maestro assistente da Rambóia
Clique na imagem para ver o tamanho original
Pedro Miguel Martins Costa foi a escolha do maestro titular Hugo Oliveira e da direcção da Banda Marcial de Fermentelos para ocupar o lugar de maestro assistente (vulgarmente designado por contramestre).
Natural de Sever do Vouga, Pedro Costa – saxofonista da banda sénior e maestro titular da Banda Juvenil da Banda Marcial de Fermentelos – iniciou os seus estudos musicais aos 8 anos na Filarmónica Severense, de Sever do Vouga.
Ingressou em 2001 no Conservatório de Música de Águeda, na classe de clarinete do professor Rui Rosa e de ciências musicais dos professores Paulo Neto e Luís Cardoso, com os quais prossegue os estudos até terminar o Curso Complementar – 8º grau em 2007.
No ano lectivo 2006/2007 ingressa na Universidade de Aveiro, na Licenciatura em Música – variante de Musicologia.
Como clarinetista participou em várias masterclasses, com nomes como Nuno Silva, António Saiote, António Rosa, Victor Pereira, Nuno Pinto, Luís Gomes, Rui Martins, Joaquim Ribeiro, Bruno Graça, José Luís Estellés e Phillipe Cuper, entre outros. Participou ainda em masterclasses de direcção coral orientadas pelo professor Vasco Negreiros.
Integrou várias orquestras de sopros, tendo já trabalhado com os maestros Miguel Sanz Madrid, José Pedro Figueiredo, Luís Granjo e Délio Gonçalves.
Em 2007 e 2009 participou no PERFORMA’07 e PERFORMA’09, Encontros de Investigação e Performance na Universidade de Aveiro, onde assistiu a conferências de Bruno Nettl. Foi ainda responsável pela escola de música da Banda Filarmónica Severense entre 2002 e 2004.
No âmbito do seu trabalho em Jazz, participou em masterclasses orientadas por Paulo Gaspar e Mário Laginha, tendo ainda feito parte da equipa de produção do concerto de Mário Laginha (com Luís Figueiredo e Júlio Resende) no Teatro Aveirense em Novembro de 2008.
No âmbito da sua Licenciatura, termina no ano lectivo 2009/2010 o seu trabalho de investigação que culmina no projecto intitulado Na Conquista de um Espaço só seu: A Orquestra de Jazz de Matosinhos, sob orientação dos Professores Rosário Pestana e Jorge Castro Ribeiro, no qual aborda o nascimento e evolução da Orquestra de Jazz de Matosinhos no panorama do Jazz nacional e internacional.
É desde 2003 músico da Banda Marcial de Fermentelos, tendo trabalhado com os maestros Carlos Marques, Luís Cardoso e Hugo Oliveira, sendo desde 2010 responsável pedagógico pelo departamento de ensino musical infantil (leccionando a disciplina de Iniciação Musical, dos três aos seis anos de idade, e Formação Musical) e pela Banda Juvenil desta instituição.
Desde 2006 integra a Magna Tuna Cartola da Universidade de Aveiro, núcleo musical e cultural da Associação Académica da Universidade de Aveiro, com o qual participa em concertos e espectáculos nas principais salas e auditórios do país, como a Casa da Música e o Centro Cultural de Belém.
No ano lectivo 2009/2010 frequenta o V CFAM – 5º Curso de Formação de Animadores Musicais promovido pelo Serviço Educativo da Casa da Música, sob a orientação dos Professores Paulo Maria Rodrigues e Jorge Prendas. Neste curso, participa em acções de promoção e desenvolvimento musical em comunidades específicas: Bairro Social de S.Tomé (Porto), CERCIGAIA – Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Gaia e Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira, sob a orientação dos músicos e professores Tim Steiner, Sam Mason, Tim Yealland, Rachel Leach, Oren Marshall e Paul Griffiths.
É membro fundador da banda Q.B. – Quarteto de Bolso, grupo aveirense que vence em 2011 o concurso nacional Ambassadors of Rock – The Battle of the Bands, dinamizado pelo Hard Rock Cafe de Lisboa. Com o Q.B. – que conta actualmente com três álbuns de originais lançados em nome próprio – actua ainda nos Festivais OptimusAlive’2011, Paredes de Coura’2011 e ainda na Festa do Avante! de 2011 e 2012.
Termina no ano lectivo 2012/2013 o Mestrado em Ensino de Música na Universidade de Aveiro, (no ramo de História da Música), com o Projecto Educativo Acordes de Esperança – Um Projecto de Música na Comunidade no Estabelecimento Prisional de Aveiro, o qual apresenta o trabalho desenvolvido junto de um grupo de cinco reclusos do Estabelecimento Prisional Regional de Aveiro, sob orientação do Professor Paulo Maria Rodrigues, e que culminou na gravação e edição do CD de originais Acordes de Esperança.
É ainda docente de Ciências Musicais (Acústica, Análise e Técnicas de Composição e História da Música) no Conservatório de Música de Águeda desde o ano lectivo 2009/2010.