Agenda :

De momento não existem eventos registados

29 de Julho, 2026

São uma mais-valia pois permitem fazer um trabalho mais aprofundado e minucioso

Clique na imagem para ver o tamanho original

 

Entrevista ao Presidente e Maestro da Banda de Alcobaça

no âmbito da futura partipação no concurso de Bandas Filarmonia D’Ouro a 22 Nov.14.

  1. Que pensam dos concursos de Bandas?

Maestro: Os concursos de Bandas são muito úteis para partilhar experiências artísticas entre as Bandas participante e um factor motivacional extra de trabalho.

Presidente: Os concursos de Bandas, ainda raros em Portugal, são iniciativas meritórias que permitem uma maior motivação e evolução a este tipo de agrupamentos musicais, para além do salutar convívio entre músicos, maestros e demais responsáveis.

  1. Do seu/vosso ponto de vista que mais valia acrescentam às Bandas?

Maestro: São uma mais-valia pois permitem fazer um trabalho mais aprofundado e minucioso, em volta de um programa reduzido e com este trabalho melhorar os aspectos técnicos e performativos da Banda.

Presidente: Para além das já referidas, permitem às Bandas sair do seu “mundo” e comparar o seu trabalho com outras, constituindo assim mais um factor para o crescimento artístico destas.

  1. O que vos motivou a participar no concurso Filarmonia D’ouro, no Europarque a 22 de Novembro?

Maestro: O convite que nos foi endereçado e a possibilidade de participar num evento numa região de Portugal onde está bem viva a dinâmica social e artística das Bandas.

Presidente: Poder apresentar o nosso trabalho, ancorado numa perspectiva mais sinfónica do que filarmónica tradicional, e prover aos nossos músicos mais uma experiência musical enriquecedora.

  1. Que objetivos tem definidos para evento?

Maestro: Tenho como objectivo principal trabalhar aprofundadamente, com a Banda, as partituras a apresentar a Concurso. Como resultado deste trabalho espero conseguir um resultado musical e performativo digno das obras que interpretamos e dos seus compositores e assim, obter uma boa classificação, pois trata-se de um concurso.

Presidente: Uma participação condigna com a evolução artística da Banda de Alcobaça nos últimos anos. A partir daqui, tudo o que venha é bem-vindo!

  1. Que esperam em termos de classificação?

Maestro: Participo no concurso sempre com o objectivo de obter um prémio.

Presidente: Que seja justa!

  1. Concordam com o sistema de classificação que foi instituido?

Maestro: Sim, concordo com o sistema de classificação instituído.

Presidente: Apesar de ser uma questão técnica, logo da competência da direção artística da nossa Banda, parece-nos um sistema equilibrado.

  1. Que opinião tem quanto à competência artística dos elementos que compõe o Juri, incluindo o presidente e diretor do concurso Maestro Paulo Martins?

Maestro: A competência do Júri é inquestionável.

Presidente: A melhor possível dado o currículo e experiência profissional dos membros do Jurí.

  1. Caso a classificação da Banda fique aquém da expectativa como irão reagir?

Maestro: Analisar o feedback dado pelos jurados e com base nessa informação trabalhar para melhorar o projecto pedagógico/artístico em que estou envolvido.

Presidente: Se for justa, servirá como análise aos pontos a melhorar no futuro.

  1. Se atingirem os vossos objetivos em que medida isso benificiará a Banda?

Maestro: Atingir os objectivos definidos será o reconhecimento exterior, por técnicos qualificados, do trabalho desenvolvido e por isso mais uma certificação de que o projecto que desenvolvemos está a trilhar um bom caminho. Será também uma excelente recompensa para todas os envolvidos no projecto.

Presidente: Confirmará o acerto da nossa estratégia e motivará ainda mais maestro e músicos para continuar a trabalhar.

  1. Já alguma vez participaram em algum concurso? Se sim quando e em que concurso?

Maestro: Sim, participamos nos seguintes concursos:

– De 2006 a 2014 – 1º, 2º, 3º, 4º e 5º Concursos de Bandas: Ateneu Artístico Vilafranquense.
  • 2014 – Certamen Internacional de Bandas de Música ” Ciudad de Valencia”.

    Presidente: Sim, em todas as edições do Concurso Internacional de Bandas do Ateneu Vilafranquense e este ano no Concurso Internacional de Bandas de Valência (Espanha).

  1. Conhecem a APB (Academia Portuguesa de Banda) organizadora deste Concurso?

Maestro: Sim, conheço a APB.

Presidente: De forma muito superficial. Este concurso servirá também para conhecer melhor esta organização.

 Banda Alcobaca

Responderam a esta entrevsta:

Maestro Rui Carreira

Presidente J. Alves