Agenda :

De momento não existem eventos registados

18 de Outubro, 2025

Banda da Covilhã com novo Maestro Titular

Clique na imagem para ver o tamanho original

Desde o passado dia 1 de Outubro que o maestro Carlos Almeida é oficialmente o maestro titular da Banda da Covilhã. Mais uma aposta num jovem maestro, dinâmico e conhecedor da realidade bandística, muito importante nos dias de hoje.

Apresenta-se com um projeto arrojado, desafiador à jovem Banda da Covilhã, e aliciante para todos. A sua apresentação oficial terá lugar no âmbito do concerto de Gala inserido nas comemorações do 147 aniversário da Banda da Covilhã no sábado dia 2 de Dezembro em local a designar.

A Banda da Covilhã conta ainda desde 2015 com um segundo maestro convidado, o maestro Simão Francisco que pontualmente trabalha com a Banda, contribuindo pedagogicamente para o seu enriquecimento e fortalecimento em termos musicais e artísticos.

Carlos Almeida nascido a 13 de Junho de 1993, natural de Portalegre.
Filho de um músico e convivendo com a música todos os dias, fez com que o interesse surgisse desde muito cedo, começando a frequentar a escola de música do pai aos 5 anos e aos 11 anos entrou para o Conservatório de Portalegre para iniciar os estudos em trompete, onde concluiu o 5º Grau. ​Assim, decidido que o que queria para a sua vida era a música, com 15 anos realizou provas de Trompete para a EPABI, entrando para o 10º ano, para a classe do professor Rui Borba. Neste curso teve oportunidade de trabalhar em Música de Câmara, Brass Band, Big Band, Orquestra de Sopros e Orquestra Sinfónica. Terminou o curso e foi para Castelo Branco,  aí teve aulas com os Professores António Quítalo e José Almeida.

Foi então que Carlos Almeida decidiu entrar no mundo da Direção Musical, entrando na Atlantic Coast International Conductig Academy para estudar Direcção de Orquestra Sinfónica/Sopros/Cordas e Coro. Teve como seus mentores o Maestro Luís Clemente e o  Maestro Colin Metters na parte da Direção Instrumental e na parte de Direção Coral com o Maestro Jaime Branco, em Orquestração os Professores Roberto Fiore e José Jordán, Formação Auditiva com os Professores Paulo Maciel e Jaime Branco.

Nesse mesmo ano foi convidado para ser o Maestro e Director Musical na Associação Sons do Campo onde iria formar e orientar uma pequena Orquestra de Sopros. Em 2016 foi convidado para ser o maestro do Coro e Orquestra da UBI na Covilhã, Entrou também no mundo da composição, onde começou a compor obras para banda, orquestra de sopros, música de câmara, entre outras, já conta com vários temas da sua autoria.

Frequentou Masterclasses de Trompete com diversos trompetistas tais como: John Miller, Giuliano Sommerhalder, Sérgio Charrinho, Filipe Coelho, Óscar Carmo, Carlos Silva, Ricardo Carvalho, entre outros. Também participou em Masterclasses de Orquestra de Sopros e Orquestra Sinfónica com os maestros: António Saiote, Colin Metters, Filipe Fonseca, José Ricardo Freitas, Luís Clemente, Carlos Marques, Simão Francisco, Rogério Peixinho, alguns como instrumentista outros como maestro participante. Já tocou com diversos artistas de vários géneros musicais, tais como os Quinta do Bill, Wanda Stuart, Lena D´Água, Carlos Guilherme, Carlos Cardoso, entre outros.

Atualmente é maestro e professor na Banda da Covilhã, professor na Escola de Música João Carlos e monitor/professor em várias orquestras no Alto Alentejo.

 

Eduardo Cavaco