Agenda :

De momento não existem eventos registados

10 de Setembro, 2025

Banda da Covilhã em Festa – 147 anos ao Serviço da Música e da Cultura

Clique na imagem para ver o tamanho original

73º Aniversário da reorganização, 147º da Fundação: Concertos, homenagens e entrada de novos músicos assinalam as comemorações que este ano decorrem em Lisboa e na Covilhã.

A Banda da Covilhã, instituição de utilidade pública representa um projeto que se afirma de ano para ano, com uma forte componente social, pedagógica e cultural. Tem sabido resistir aos tempos modernos, através de estratégias inovadores e criativas, que só se explica pelo sucesso da grande afluência de alunos (100) na Academia de Música da Banda da Covilhã, e um leque de dezenas de iniciativas ao longo dos últimos anos. A aposta na formação é um dos pilares bases na construção do projeto pedagógico e musical, e que nos últimos anos tem contribuído fortemente para a descoberta de talentos nos sopros e percussão.

Quanto ao futuro, está a ser preparado um plano de atividades ainda mais arrojado, uma vez que no ano de 2018 terão início as comemorações dos 75 anos da reorganização rumo aos 150 da fundação. Podemos adiantar que para 2018 a Banda da Covilhã irá lançar um projeto transversal que vai envolver toda a comunidade e comunidades, projeto que irá percorrer todas as faixas etárias tendo sempre como base a Música. O reequipamento instrumental continua na ordem do dia, uma vez que são necessários 20.000,00€ para a sua renovação.

Quanto às comemorações, começam no dia 1 de dezembro em Lisboa, com a participação da banda no 6º Desfile Nacional de Bandas Filarmónicas, num total de 33 na Avenida da Liberdade durante a tarde.

No sábado, dia 2 de dezembro terá lugar o Concerto de Gala de aniversário pelas 21.30 na Igreja de S. Francisco ao Jardim Público, entrada livre e com um programa arrebatador. Destaques para a apresentação oficial do novo maestro titular da Banda da Covilhã, Carlos Almeida, dirige ainda o concerto o maestro Simão Francisco, maestro convidado. Conta a participação de vários solistas: Renato Folgado no piano, Susana Saraiva no violino, Carla Fernandes na voz – soprano, Juelma na voz – mezzosoprano e Óscar Lucas no Fliscorne.

Do programa fazem parte várias obras originais para orquestra de Sopros, como a Alpina Fanfare de Franco Cesarini, Hindenburg de Michael Geisler, bem como um conjunto de transcrições de obras clássicas de vários compositores, como por exemplo Beethoven, Mozart, Grieg, Ravel, Mussorgsky, Liszt, Tchaikovsky entre outros. No decorrer do concerto será entregue o diploma de sócia benemérita a Irene Domingues Lourenço Simão Ribeiro.

As comemorações terminam no domingo, dia 3 de Dezembro com uma eucaristia de ação de graças na Igreja de S. Francisco pelas 10:00 e animada pelo coro e ensamble de sopros da banda, seguindo-se a tradicional romagem ao cemitério, içar da bandeira pelas 12:00 na sede. A anteceder o almoço momento de homenagem com a inauguração de fotos da história da banda, com destaque para o coro infantil e rancho folclórico que existiram na banda nos anos 80 do século passado. Segue-se o almoço de confraternização e o batismo dos novos músicos que este ano serão 10.

Banda da Covilhã em números
Sócios: 900
Academia de Música da Banda da Covilhã, nas várias valências: 100 alunos
Banda da Covilhã/Orquestra de Sopros da Covilhã: 50
Número de atividades realizadas em 2017: 64

Eduardo Cavaco