Agenda :

De momento não existem eventos registados

11 de Outubro, 2025

Banda Sinfónica Portuguesa

Clique na imagem para ver o tamanho original

Já lá vão dois anos que não ouvia a Banda Sinfónica Portuguesa.

Tenho acompanhado o seu percurso desde a fundação, assisti a inúmeros concertos por esta maravilha artística, mas nos últimos dois anos não coincidiram as datas dos eventos com a minha disponibilidade e por tal não me foi possível estar presente nos concertos.

Estou atento aos seus êxitos, quer cá, quer fora do país, acompanho a informação que circula sobre ela, conheço bastante bem aqueles que dão a cara pela BSP e que admiro muito, nomeadamente o Presidente Pedro Silva e o Director Artístico Maestro Francisco Ferreira. Conheço a maior parte dos músicos (excelentes músicos) e sou apoiante deste projecto desde o início em 2004.

Sempre que assisto a um concerto pela BSP o meu tempo é rentabilizado ao máximo e os meus índices de ânimo, de motivação, de prazer em viver a vida usufruindo-a são elevados a um expoente muito, muito alto.

Tenho dito e escrito que a Banda Sinfónica Portuguesa é uma verdadeira referência artística, social e cultural do país e mantenho a minha opinião. Agora com mais convicção ainda.

Nunca existiu em Portugal Banda de Música com este nível. Num país com mais de 800 Bandas, algumas com mais de 200 anos de história, com cinco Bandas Profissionais, esta, a mais jovem, com um orçamento exíguo, excede claramente todas as expectativas e é a grande referência.

Apesar dos tempos difíceis, dos momentos de crise profunda que atravessamos, a BSP mostra criatividade e dinamismo constantes. E é com este posicionamento que resiste à tribulação.

Quem com o seu orçamento consegue produzir tanto e com a mesma qualidade? Quem gere bem, sendo empreendedor, criativo, disciplinado, quem não se deixa “derrotar” por qualquer incidente, quem se mantém firme nos seus propósitos e objectivos apesar dos momentos menos bons, como é a direção da BSP!..

Graças à Banda Sinfónica Portuguesa muitos jovens músicos têm a oportunidade de viver uma experiência sinfónica ao mais alto nível, sob a direção de grandes maestros, com grande repertório, em grandes auditórios e ser reconhecido e aplaudido pelo nível elevado do seu trabalho. Isto existe em Portugal como disse o Maestro Douglas Bostock no passado domingo, 19 de Outubro na Sala Suggia da Casa da Música, no fim de um grande concerto dirigido por si.

Parabéns Banda Sinfónica Portuguesa, parabéns grandes músicos e muitos parabéns para quem dirige a instituição que sustenta este fantástico projecto.

 

Programa do concerto dirigido por Douglas Bostok:

– Alfred Reed, Suite nº 4, Music for a City

– Percy Grainger, Colonial Song
– Toshiro Mayuzumi, Concerto para percussão e orquestra de sopros
– Tetsunosuke Kushida, Ikaruga
– Václav Nelhybel, Sinfonia Resurrectionis

Bostock

 

Mário Cardoso | 20/10/2014